Barbas parecem extravagantes, bonitas, para aqueles que cuidam bem deles. Para aqueles que não cuidam bem disso, pode parecer terrível por estar desleixado.
Um estudo recente de um repórter de notícias da emissora de televisão New, descobriu que os germes encontrados em uma barba são tanto (ou até piores) do que os encontrados no banheiro.
Bruto? Eu me senti da mesma maneira depois de ler. Aparentemente, aqueles com rostos barbeados são menos propensos a transmitir germes do que aqueles com barba.
Agora, antes de começar a dizer que é impossível ou olhar para as pessoas com barba de maneira diferente, vamos ver como as bactérias se desenvolvem.
Só requer uma superfície grande que seja quente e não tão limpa. A barba em algumas circunstâncias pode oferecer um lugar que permita que as bactérias prosperem.
Se você deixar sua barba desarrumada (neste contexto não tão limpa quanto necessário), então você pode ter muitos germes para brincar de esconde-esconde.
Se você tem barba, precisa saber os seguintes fatos sobre a higiene de sua barba:
Um grande estudo que analisou várias barbas masculinas encontrou mais bactérias nocivas em bigodes e barbas de homens humanos do que em pêlo de cão.
“Dentre os pesquisadores várias descobertas, uma carga bacteriana significativamente maior nos espécimes retirados das barbas dos homens em comparação com a pele dos cães”, diz o professor Andreas Gutzeit, da clínica suíça.
Dentre estes estudos, realmente pretendia entender se os seres humanos poderiam contratar doenças transmitidas por cães a partir de um scanner de ressonância magnética compartilhado por veterinários.
Os estudantes pesquisadores tiraram cotonetes da nuca de 18 fêmeas e do pescoço de 30 caninos de várias raças.
E todos eles descobriram que todos os homens barbudos, com as idades dentre 18 e 76 anos, tinham contagens microbianas altas, enquanto apenas 23 dos 30 cães apresentavam presença microbiana similarmente alta.
Sete dos homens testaram positivo para micróbios que realmente representavam uma ameaça à saúde humana.
“E com base nessas descobertas, os cães podem ser considerados limpos em comparação com os homens barbudos”, diz Gutzeit.
Os pesquisadores cientistas também limparam o aparelho de ressonância magnética depois de examinar os cães e encontraram uma contagem de bactérias “significativamente” menor em comparação com os níveis após o uso humano.
Mas dentre os homens de bigode pedem para discordar de qualquer avaliação negativa de suas cerdas, apontando que algumas pessoas mantêm uma higiene melhor do que muitas outras.
“Ainda acho que é possível encontrar todo tipo de coisa desagradável se você pega cotonetes nos cabelos e nas mãos das pessoas e os testa”, diz Keith Flett, fundador da Beard Liberation Front. “Não acredito que barbas sejam anti-higiênicas”.
E ele está cansado de seus irmãos barbudos pegando tanto nojo por sua pele.
“Ainda parece haver um fluxo constante de histórias negativas sobre barbas que sugerem mais sobre pogonofobia do que qualquer outra coisa.”
Veja algumas informações para uma melhor barba masculina: 1. Assim como qualquer outro cabelo, a barba também precisa ser lavada. 2. Existe óleo hidratantes de barba. 3. A barba pode conter os mesmos germes que os banheiros (se negligenciados). 4. Higiene da barba e higiene geral estão inter-relacionados. 5. Aparar a barba garante que ela cresça de maneira saudável. 6. Barba pode levar a infecções faciais