Seu couro cabeludo coça? Conheça 5 remédios naturais para tratar o problema

Ocasionalmente, o prurido do couro cabeludo pode ser devido a um excesso de secura que podemos aliviar rapidamente e facilmente com um tratamento hidratante natural.

Pessoas que sofrem de coceira em qualquer parte do corpo sabem o quão angustiante pode ser. Nesse sentido, a coceira no couro cabeludo é bastante frequente, pois pode estar relacionada a diferentes causas.

Coceira no couro cabeludo
Todos nós podemos ser incomodados em algum momento por coceiras no couro cabeludo. No entanto, quando esse desconforto se torna contínuo e até causamos irritação, é hora de analisar o que está acontecendo nessa parte do corpo.

Em muitos casos, a causa é um excesso de secura. Isto é confirmado quando, ao coçarmos, podemos ver pequenas manchas brancas nas roupas. Não devemos confundi-los com a caspa , que tem uma textura mais oleosa e amarelada. Neste caso, temos uma escala do couro cabeludo, o que nos convida a rever o tipo de xampu que usamos e a fornecer mais hidratação por meio de máscaras.
Em outros casos, podemos ter algum tipo de eczema. Isso será confirmado se houver algum tipo de alívio ou cor diferente no couro cabeludo. A coisa normal é que a área está inflamada e um pouco vermelha. Também pode haver pequenas feridas.
Também não devemos descartar que nosso cabelo está reagindo a algum tipo de produto capilar. A maioria dos shampoos e outros produtos capilares contém álcool, silicones, sulfatos, parabenos, etc. Estes secam e danificam nossos cabelos progressivamente.
Remédios para acalmar a coceira no couro cabeludo:

1. Shampoo de óleo de menta
Se quisermos uma solução rápida que nos dê alívio sem parar de usar o nosso shampoo, podemos recorrer ao óleo essencial de menta . Essa essência, tem que ser usada em pequena quantidade para não irritar mais o couro cabeludo, nos faz sentir um grande frescor enquanto temos efeitos anti-inflamatórios.

Pode se adicionar ao shampoo, 5 gotas deste óleo por 100 ml de produto.
Além disso, ao mesmo tempo em que acalma a coceira, esse óleo ativa a circulação, regula o excesso de sebo, combate infecções e previne a perda de cabelo.

2. Chá de Calêndula
A calêndula é uma das plantas medicinais mais populares para acalmar os diferentes tipos de irritações da pele e inflamações e capilares. Podemos adquiri-lo em extrato, tintura, creme, etc. Hoje também podemos encontrar xampus macios baseados nesta flor.

Neste caso, para aliviar a coceira no couro cabeludo, podemos preparar uma infusão de calêndula. Nós apenas temos que usá-lo como um condicionador. Ou seja, depois do xampu e sem enxaguar o cabelo.

3. Máscara de Babosa e Camomila
Uma opção para aliviar imediatamente o couro cabeludo é preparar uma máscara baseada em ingredientes calmantes e anti-inflamatórios. Neste caso, optamos pelo gel de Babosa e camomila.

Ingredientes
3 colheres de sopa de gel de Babosa (45 ml)
7 gotas de óleo essencial de camomila ou 1 colher de sopa de extrato de camomila (15 ml)

Modo de preparar e aplicação:
Misture bem os dois ingredientes. Aplique pelo couro cabeludo seco. Deixe por 20 minutos e lave.

4. Óleo de coco e árvore do chá
É possível que a origem da nossa coceira seja um eczema ou qualquer problema cutâneo infeccioso. Neste caso, podemos recorrer a dois ingredientes milagrosos para combater todos os tipos de fungos e bactérias : óleo de coco e óleo essencial de árvore do chá.

Ingredientes
3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem (45 ml)
7 gotas de óleo essencial de árvore do chá.

Modo de preparar e aplicação:
Misture os dois ingredientes. Tenha em mente que o óleo essencial de árvore do chá pode ser irritante em áreas sensíveis.
Aplique em todo o couro cabeludo antes de ir para a cama e deixe a noite toda.
De manhã, lave bem couro cabeludo.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.



admin