Muitas pessoas não conhecem os benefícios que a banana verde tem, quando se diz respeito a dietas, ela é considera uma excelente aliada e também para as que simplesmente desejam adotar uma alimentação mais saudável. Para saber por que adotar o consumo deste alimento é tão vantajoso para a saúde, fique de olho no nosso post.
Veja abaixo, 7 benefícios da banana verde
1 – Auxilia no emagrecimento
Graças a uma substância chamada de amido resistente, a banana verde é tida como uma grande aliada no processo de emagrecimento.
O motivo disso é que este amido contém baixo índice de carboidratos e calorias, sendo rico em fibras. Ou seja, trata-se da combinação perfeita para aumentar a saciedade e naturalmente equilibrar o apetite.
2 – Regula as funções intestinais
Também graças ao amido resistente e às fibras, a banana verde regula o intestino, evitando problemas como diarreia, prisão de ventre, constipação, hemorroidas, infecções intestinais e até mesmo o câncer no intestino.
3 – Controla a glicose
Sobretudo para os pacientes que sofrem de diabetes ou as pessoas que apresentam índices glicêmicos um pouco mais elevados, o consumo desta banana é ainda mais indicado já que ela ajuda no controle dos níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.
4 – Diminui o colesterol e fortalece o coração
Outro dos importantes benefícios da banana verde trata-se do papel que ela desempenha na prevenção e combate ao colesterol ruim, o perigoso LDL.
Em virtude das substâncias presentes na banana ainda verde, ela funciona como uma “vassoura” na corrente sanguínea, ajudando a eliminar a gordura acumulada nas paredes das artérias.
Exatamente por contribuir para a saúde das artérias, o consumo regular de banana verde diminui os riscos de infarto e derrames.
5 – É uma excelente fonte de energia
Principalmente no caso de pessoas que praticam atividade física com frequência, o consumo de banana verde torna-se ainda mais benéfico, sendo recomendado no preparo de shakes pré ou pós-treino.
Esses shakes fornecem alta dose de energia sem comprometer os resultados do emagrecimento, já que a banana verde possui proteína e baixo índice de carboidrato.
6 – Fortalece os ossos
Outra vantagem quanto ao consumo de banana verde diz respeito ao fato de ela favorecer a absorção dos nutrientes contidos nos alimentos, entre eles o cálcio.
Por este motivo, o consumo regular dessa banana contribui para fortalecer ossos e dentes, assim como atua na prevenção da osteoporose e demais enfermidades ósseas.
7 – Favorece o humor
Pelo fato de a banana conter excelente quantidade de triptofano e vitamina B6, o consumo deste alimento favorece a síntese da serotonina, um neurotransmissor crucial para a sensação de bem-estar, contribuindo para o bom humor.
Como usufruir dos benefícios da banana verde?
Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelo consumo da banana verde é possível ingeri-la em forma de farinha ou biomassa (quando a banana verde é cozida).
Receita de biomassa de banana verde
Ingredientes
. 12 bananas verdes (preferencialmente orgânicas), sendo mais facilmente encontradas em feiras livres;
. Quantidade de água necessária para cobrir as bananas na panela (varia um pouco conforme o tamanho das bananas).
Modo de Preparar
. Lavar bem as bananas (mantendo a casca e o “cabinho” da fruta);
. Em uma panela de pressão com tamanho grande, colocar a água e levar ao fogo até iniciar a fervura (manter a panela destampada);
. Adicionar as bananas na água fervente e tampar a panela;
. Assim que o ruído da pressão da panela iniciar, contar 10 minutos;
. Desligar o fogo e deixar a panela esfriar por cerca de 30 minutos;
. Destampar a panela e escorrer toda a água;
. Abrir as bananas com a ajuda de um garfo ou uma faca (com bastante cuidado para evitar queimaduras), descartando as cascas e reservando em uma vasilha apenas a fruta;
. Com cuidado, colocar as bananas descascadas no liquidificador e despejar um pouquinho de água quente, batendo-as até que a mistura fique bem homogênea e consistente;
. Despejar esta mistura em potes de vidro e armazenar na geladeira. Esta biomassa deve ser consumida no período máximo de 7 dias.
Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.