A dieta para o fígado deve ter pouca gordura e proteínas de fácil digestão, como as dos peixes. Além disso, deve-se dar preferência aos peixes magros, como a pescada, e já congelados, evitando-se os frescos, de modo a ser de mais fácil digestão.
Por outro lado, na dieta para o fígado deve-se evitar as bebidas alcoólicas, os óleos e as gorduras para não agravar os sintomas como dor abdominal, por exemplo, evitando, desta forma, a inflamação do fígado.
O que comer na dieta para o Fígado?
A alimentação deve ser baseada em alimentos de fácil digestão e com muita água, como a gelatina, peixe, arroz, cenoura e geleia em substituição da manteiga ou margarina.
Alguns alimentos permitidos para quem exagerou na alimentação ou consumiu muitas bebidas alcoólicas, podem ser:
– Frutas, verduras e legumes – são alimentos ricos em fibras ajudam no controle do açúcar no sangue e podem diminuir a absorção de gorduras.
– Leites desnatados e queijos magros, como a ricota e cottage – pois têm menos gorduras.
– Pães, massas e cereais integrais – os alimentos integrais têm mais fibras e diminuem a absorção de gorduras.
– Carnes magras e brancas, como peru ou galinha, por exemplo e peixes – porque são alimentos com menos gorduras.
Em relação à forma de preparação, os alimentos devem ser, sempre que possível, cozidos. Isso porque a gordura do alimento fica na água que deve ser dispensada, e nunca se deve ingerir alimentos fritos ou muito condimentado.
O que não comer na dieta para o fígado?
Fazendo uma dieta para o fígado, o mal-estar e a dor de cabeça devem passar em 3 dias e, durante este período, a ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas quantidades, é contraindicada.
O azeite deve ser colocado na comida à mesa, para que mantenha suas propriedades benéficas e nunca se deve usar óleo ou outra gordura para confecção das refeições.
Em geral, a indisposição causada por causa do fígado provoca diarreia e, por isso, também é importante para parar a irritação do intestino que o indivíduo coma a menor quantidade possível de fibras cruas. Então, deve-se evitar frutas cruas ou com casca, assim como cereais oleaginosos, como amendoins e outras sementes.
Cardápio para limpar o fígado
Um exemplo de cardápio para quem exagerou, sobrecarregando o fígado, pode ser:
– Café da manhã – leite de arroz com granola.
– Almoço – coxa de frango grelhada com arroz e salada de alface, tomate e repolho roxo temperada com gotas de limão. Para sobremesa uma pera.
– Lanche – suco de melancia e duas torradas com queijo magro.
– Jantar – pescada cozida com batata e brócolos temperados com gotas de limão. Uma banana para sobremesa.
Observação: As quantidades recomendadas em cada refeição variam de acordo com a idade, gênero e atividade física do paciente, por isso, é fundamental consultar um nutricionista para fazer uma dieta personalizada.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Tua Saúde