A natureza é muito mais rica do que podemos imaginar. Com certeza ainda não descobrimos, por exemplo, o poder mediana de todos os tipos de planta que existem no mundo.
O mais incrível de tudo é que as que já conhecemos são, na maioria das vezes, excelentes remédios naturais para tratamentos de diversas doenças.
Foi pensando sobre isso que chegamos na protagonista desta matéria: a planta vick. Como o próprio nome sugere, a planta tem certa semelhança com a pomadinha que conhecemos.
Primeiro pelo cheiro e depois pelas propriedades medicinais. A planta vick é uma espécie perene da família das labiadas. Pertence ao gênero Plectranthus, que possui mais de 350 espécies
Se você nunca viu, suas folhas podem crescer até 60 cm e produzem pequenas flores rosa-lilás no verão. É fácil de plantar e acredite: ela não é nada exigente. Portanto, se quiser, você pode cultivar dentro de casa ou no jardim. Vick tem propriedades antibióticas e antioxidantes.
Para tirar proveito desses benefícios, você deve fazer um chá com as folhas de vick. Quando fizer isso, coloque o líquido numa bacia, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor.
Esse truque vai congestionar o nariz e melhorar sua saúde. Além disso, as folhas também podem ser aplicadas como cataplasma.
Os maiores benefícios da planta vick são:
- Parar resfriados: Coloque algumas folhas de vick na xícara de água quente e adicione uma colher (sopa) de suco de limão e um pouco de mel. Misture tudo e beba ainda morno para acabar com a fleuma e tratar o resfriado.
- Combater sinusite e congestão: Ferva meio litro de água, depois coloque seis folhas da planta e um pouco de tomilho no recipiente.
Misture durante cinco minutos, depois coloque em uma bacia e inale, cobrindo a cabeça com uma toalha para não deixar o vapor escapar. Por fim, você pode beber, tanto quente ou frio.
- Acabar com a asma: Coloque oito folhas da planta em 200 ml de álcool etílico em uma garrafa de vidro e o mantenha num local fresco e escuro durante uma semana. Esfregue o álcool em seu peito para aliviar a asma ou congestionamento no peito.
- Eliminar dor no ouvido: Esmague algumas folhas da planta e misture com uma colher (chá) de azeite extravirgem de oliva.
Deixe a mistura em um local fresco e escuro por uma semana. Depois, coloque num conta gotas e aplique algumas gotinhas no ouvido infectada para aliviar a dor.
- Descongestionar peito: Pegue um raminho da planta, que deve conter cerca de 10 a 12 folhas e coloque em uma garrafa escura com álcool.
Armazene num local escuro durante sete dias. Passado esse tempo, aplique um pouco no peito para tratar o congestionamento. Se quiser, coloque num recipiente de spray e aplique no ambiente. Isso também ajuda a aliviar os sintomas.