Menstruação escura: saiba as causas e quando se preocupar

Geralmente, a menstruação escura e em pouca quantidade é normal e não indica qualquer problema de saúde, especialmente se surgir no início ou final da menstruação. No entanto, quando este tipo de menstruação é recorrente, pode ser sinal de alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.

Além disso, quando a mulher começa a tomar a pílula anticoncepcional pela primeira vez, troca de pílula ou utiliza a pílula do dia seguinte, a menstruação também pode ficar mais escura ou tipo borra de café, voltando ao normal no próximo ciclo.

Principais causas da menstruação escura. A menstruação preta, marrom ou tipo borra de café, pode ser causada por:

1. Gravidez: O surgimento de um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro é comum nas primeiras semanas de gravidez, pois está relacionado com o momento em que o embrião se prende nas paredes do útero.

Porém, quando esse sangramento acontece numa fase mais avançada da gestação ou é acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, dor no ombro, tonturas ou fraqueza excessiva pode indicar o desenvolvimento de gravidez ectópica ou aborto, sendo recomendado ir no obstetra para confirmar se existe algum problema.

2. Alterações emocionais: Algumas alterações do estado emocional da mulher, como excesso de estresse ou desenvolvimento de depressão, podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura das suas paredes. Essa alteração atrasa o descamamento das células e, por isso, facilita a oxidação do sangue, tornando a menstruação mais escura.

3. Alterações hormonais e menopausa: Quando surgem alterações hormonais provocadas por problemas de tireoide, ou até mesmo, pela menopausa é muito comum que a menstruação fique escura e em pouca quantidade. Essa alteração também é muito comum ao trocar a pílula anticoncepcional ou quando a mulher já não está amamentando com muita frequência e a pílula da amamentação não está sendo suficiente para não haver nenhum sangramento.

4. Doenças sexualmente transmissíveis: As doenças sexuais causadas por bactérias, como a gonorreia ou a clamídia, por exemplo, provocam uma degradação mais rápida do sangue da menstruação, tornando o sangue menstrual mais escuro. Além disso, este tipo de menstruação geralmente é acompanhada de cheiro fétido, corrimento marrom antes ou depois da menstruação, dor pélvica e febre acima de 38º C.

5. Endometriose e outras condições: A endometriose consiste no crescimento de tecido endometrial fora do útero. Este tipo de problema e outras condições como a adenomiose podem provocar fortes dores na região pélvica e sangramentos escuros, tipo borra de café, que podem acontecer tanto dentro, como fora da menstruação.

Nestes casos, a menstruação além de escura também é mais prolongada, podendo demorar mais de 7 dias para acabar. Em caso de suspeita deve-se ir ao ginecologista para que ele possa observar, pedir exames e indicar os antibióticos que poderá tomar, ou outra forma de tratamento, como a cirurgia, por exemplo.

6. Pós-parto: Uma outra situação em que a menstruação escura é normal, é no período pós-parto em que o útero demora cerca de 45 dias, para voltar ao tamanho normal, havendo sangramento durante todo esse período. Nessa fase esse sangramento, não é exatamente a menstruação, mas a coloração é escura e pode confundir muitas mulheres, mas esta é uma situação normal e esperada.

Quando deve ir ao médico: Normalmente alterações no sangramento menstrual são normais e não indicam problemas, mas o ginecologista deve ser consultado se também surgirem outros sintomas ou sinais como:

Menstruação que dura mais de 7 dias; Ficar sem menstruar por mais de 3 meses; Ter sangramentos de escape; Dor na região íntima; Febre acima de 38º C; Tonturas; Palidez na pele ou abaixo das unhas.

Também é importante lembrar que em casos de suspeita de gravidez, o aparecimento de sangramentos escuros, em pedaços ou em grandes quantidades também é motivo para procurar o médico porque pode se tratar de um aborto espontâneo, e pode ser necessário fazer uma curetagem para limpar o útero.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.



admin