Uma das maiores habilidades do ser humano é a capacidade de se locomover e movimentar o corpo de diversas formas e para várias direções. Isso tudo é possível, em grande parte, graças às articulações.
Entretanto, conforme envelhecemos ou devido a alguns problemas degenerativos ósseos, começamos a sentir algumas dores desconfortáveis. Essa patologia caracteriza-se por inflamações ou algum outro dano muscular.
Com isso, a cada movimento feito com uma certa pressão, começa o desconforto e incômodo. Caso essas dores não sejam tratadas, podem evoluir e causar maiores complicações. Com isso, sempre que surgem as dores musculares, é comum que as pessoas recorram às farmácias buscando por opções de alívio imediato.
Porém, existem diversas opções naturais que podem auxiliar no alívio da dor articular ou muscular. O açafrão com azeite de oliva é um ótimo exemplo disso. E o melhor, não oferece nenhum risco para a saúde, já que os ingredientes são naturais.
Este remédio caseiro possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que são capazes de eliminar a dor sem causar efeitos colaterais. Os ingredientes são ricos em substâncias medicinais e atuam diretamente nas causas dos problemas, proporcionando excelentes resultados. Prepare esta pomada caseira de açafrão e, na próxima vez, quando as dores surgirem, você estará preparado.
Ingredientes: 1 colher (chá) de açafrão da terra – 2 colheres (chá) de azeite de oliva – Meia colher (chá) de pimenta preta
Modo de preparo e uso: Misture bem todos os ingredientes e aplique nas áreas doloridas fazendo massagens. Caso tenha outra pessoa para massagear por você, melhor ainda. Deixe a pomada agir e descanse. Esta pomada, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, pode ser usada contra artrose, artrite e reumatismos.
Dica: Se você quiser potencializar o efeito, comece a consumir o açafrão e a pimenta com mais frequência. Pode colocar nas refeições e também tomar diluído em água.
Por que essa mistura funciona? O açafrão contém uma substância anti-inflamatória chamada curcumina. Já a pimenta conta com a piperina, que também tem ação anti-inflamatória e antioxidante. A piperina aumenta a absorção da curcumina pelo organismo.
Quando combinadas, a curcumina e a piperina possuem um efeito maior e direto sobre a inflamação e redução da dor. O azeite de oliva, por sua vez, é oleoso e com isso, é absorvido facilmente pela pele, ajudando os outros ingredientes a chegarem na inflamação.
Além disso, é rico em polifenóis que atuam como antioxidantes. Por isso, quando este líquido entra em contato com o organismo, retarda o envelhecimento das células, fazendo com as dores demorem a aparecer. Além do mais, o azeite de oliva também contém oleocantal, que é um composto que combate as enzimas que provocam a inflamação.
O que fazer quando a dor não diminui? Se após usar a pomada de açafrão a dor persistir, procure um médico para investigar com mais detalhes quais são as causas do problema.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.