Segundo informações do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o prazo máximo para o saque do abono Pis/Pasep ano base 2017, vai até o dia 28 de junho. Estima-se que uma grande quantidade de trabalhadores que têm direito ao benefício, ainda não realizou o saque do abono.
A quitação do benefício iniciou-se no dia 26 de julho de 2018. Tem direito a receber o abono, os trabalhadores com carteira assinada nos últimos cinco anos e que tenham trabalhado no período mínimo de 30 dias em 2017.
Para os beneficiários que não conseguirem solicitar o saque até o dia 28 de junho, recomenda-se que busquem por orientação junto uma equipe de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do ramal 158.
Também existe a possibilidade do trabalhador solicitar ajuda por meio das agências de atendimento da Secretaria do Trabalho. Vale ressaltar que tem direito ao pagamento os trabalhadores que ganharam até dois salários mínimos no ano base.
Como realizar o saque? De acordo com fontes ligadas ao Ministério da Economia, estima-se que o governo federal deve gastar em torno de R$ 6,5 bilhões para quitar a pagamento do Pis/Pasep.
Os servidores de empresas privadas podem solicitar o saque por meio de caixas eletrônicos em agências da Caixa ou em casas lotéricas. Entretanto, é necessário que o beneficiário tenha em mãos o seu cartão cidadão. Os funcionários públicos devem realizar o saque nas agências do Banco do Brasil.
Como consultar o montante a ser recebido? Os valores do Pis podem ser consultados por meio do aplicativo caixa trabalhador, no site Caixa Pis por meio da aba “Consultar Pagamentos” ou entrar em contato pelo número 0800 726 0207.
Já em relação ao Pasep, os interessados devem entrar em contato pelos números 4001 0001 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais cidades). As pessoas com deficiência auditiva podem entrar em contato pelo número 0800 729. 0088.