Pegue um calendário e comece a refletir sobre a pergunta: “Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta feira. Em que dia da semana o bêbado disse isso?”. Se começou a se sentir mais zonzo do que o personagem da figura, você está no caminho certo!
O principal desafio aqui é chegar à conclusão de que não existe uma única resposta. Sim! Você não está louco por não chegar a uma única conclusão. Para solução desse problema, é possível chegar a duas respostas, dependo da interpretação.
Para ficar mais claro, basta modificar a frase que o bêbado disse usando exemplos. Confira!
1ª resposta:
“Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira“. Então, se ontem fosse quinta-feira, hoje seria sexta-feira. Certo? Assim, a primeira resposta correta para o desafio é… Resposta 1: Quarta-feira.
Com exemplos de dias da semana no lugar de substantivos mais genéricos, como “ontem” e “amanhã”, fica mais fácil de entender o que o bêbado pode estar falando, não é?
2ª resposta:
Novamente é preciso exemplificar a frase inicial com algum dia da semana: “Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira”; assim, se sábado fosse amanhã, hoje seria sexta-feira. Com essa linha de raciocínio, a resposta muda completamente! Mas continua certa.
Com a interpretação número dois, a solução do desafio é… Resposta 2: Domingo. Já viu esse desafio? Conseguiu chegar ao menos a uma das duas respostas corretas?