Sharik Tovar, uma garota de 17 anos da cidade colombiana de Acacías, sofre de “síndrome da Bela Adormecida” desde os 2 anos de idade, segundo reportagem da TV Caracol, da Colômbia.
A doença é muito rara – apenas 40 casos foram relatados em todo o mundo. Ela é caracterizada por episódios recorrentes de sono excessivo, além de alterações cognitivas e comportamentais. No caso de Sharik, o sono pode durar até dois meses.
Enquanto a garota dorme, a mãe liquefaz a comida e a alimenta com muito cuidado para que não se engasgue. Para piorar a situação, a menina acorda com amnésia, precisando de um tempo para lembrar quem é e onde está. Este ano, seu período maior de sono foi de 22 dias.
Mas em 2018 ela chegou a dormir por 48 dias seguidos e, quando acordou, perdeu a memória temporariamente. A mãe teve que largar o trabalho para conseguir cuidar adequadamente da filha.
Infelizmente, a causa da síndrome ainda é desconhecida, bem como a cura. Mas existe uma teoria de que a condição pode estar ligada a infecções virais.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o drama da colombiana Sharik Tovar: