Varizes são veias dilatadas que podem aparecer em diversas regiões do corpo. Esse problema é considerado por muitos como apenas um incômodo estético. Entretanto, elas indicam que algo não está funcionando direito na circulação do sangue venoso pelo organismo.
O sangue que é enviado para irrigar as pernas e membros inferiores precisa retornar ao coração. Porém, a força da gravidade o empurra para baixo. Por isso o nosso organismo encontrou um jeito de impedir que ele volte aos pés.
Em nossas veias, existem válvulas para impedir o refluxo sanguíneo. Às vezes essas válvulas não são muito eficientes, fazendo com que o sangue acumule ao redor delas e fique por lá. Esse sangue empoçado deforma a veia, provocando inchaço e dores.
As razões mais comuns que contribuem para o surgimento das varizes são:
– Hereditariedade
– Obesidade
– Constipação
– Ficar em pé por muito tempo
– Uso de pílulas anticoncepcionais
– Alterações hormonais no corpo durante a gravidez, puberdade e menopausa.
Portanto, para quem não quer passar por nenhuma intervenção cirúrgica para tratar varizes, a medicina natural fornece alguns remédios caseiros que podem ajudar na prevenção e tratamento. Trata-se do suco de limão e alecrim, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Suco de limão com alecrim: Este suco, além de auxiliar no tratamento de varizes, ajuda abaixar a pressão alta.
Ingredientes:
– 3 limões
– 3 ramos de alecrim
– 1 litro de água
Modo de preparar:
1- Corte um limão ao meio e preserve a casca.
2- Os outros dois esprema e use apenas o suco.
3- Coloque a água, o alecrim e bata bem.
4- Consuma o suco em seguida, sem adoçar.
Dica: caso fique muito azedo, use dois limões – porém um deve ser com casca e o outro espremido.
Benefícios do limão: O limão é rico em vitamina C, que ajuda na circulação sanguínea a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. Devido ao alto teor de ácido cítrico, o limão faz o sangue fluir melhor.
Além disso, a vitamina C também auxilia para a formação de tecidos conjuntivos importantes, como o colágeno e a elastina. Por fim, devido às propriedades antioxidantes, o limão diminui a presença dos radicais livres que degradam a saúde dos vasos sanguíneos.
Benefícios do alecrim: O alecrim é rico em princípios ativos que beneficiam várias áreas da saúde. Esta planta possui inúmeras propriedades que são fornecidas por seus componentes, entre os quais estão:
– Ferro
– Vitamina C
– Taninos
– Flavonoides
– Ácido rosmarínico
– Rosmaricina
Devido a essas substâncias, fornece os seguintes benefícios:
– Melhora a circulação sanguínea, eliminando toxinas do organismo, sendo muito eficaz para diminuir as varizes, estrias e a celulite.
– Melhora a digestão e reduz o inchaço, flatulência e acidez.
– Reduz a dor durante a menstruação, enxaquecas, retenção de líquidos.
– Facilita a função do fígado e da vesícula biliar.
– Combate a anemia devido ao seu alto teor de ferro.
– Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
– Ajuda a desinfetar e curar feridas devido às propriedades antissépticas e curativas.
Evitando as varizes:
1- Pratique no mínimo 30 minutos de caminhadas diariamente, para estimular a circulação sanguínea nas pernas e o crescimento de novas veias saudáveis.
2- Evite ficar muito tempo em pé, mas, se for necessário, de vez em quando movimente as pernas para ajudar na circulação.
3- Eleve suas pernas várias vezes ao dia em uma altura acima da altura em que está seu coração, ajudando o sangue a retornar para o centro do corpo.
Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.
Matéria bônus: Dois alimentos prejudiciais à Tireoide. Assista o vídeo e se inscreva no nosso canal