Uma única folha de alecrim por dia e você nunca terá essas 5 doenças

O alecrim é uma das ervas mais conhecidas no país e pode ser usada tanto para tempero quanto como remédio. Na culinária, ele é muito útil para temperar pratos variados, como molhos, carnes e sopas. Como remédio natural, é considerado de grande ajuda ao longo dos séculos.

Neste post, você vai conhecer os principais benefícios do alecrim para a sua saúde.

Além dos benefícios, vamos te mostrar uma receita de um potente tônico capilar utilizando o alecrim, que previne a queda de cabelo, estimula o crescimento capilar, promove a pigmentação, evitando fios brancos prematuros e ainda deixa os cabelos mais volumosos e resistentes.

Diversos estudos já mostraram também que essa erva contribui no alívio de dores musculares, acaba com a insônia, ajuda o sistema circulatório e imunológico e também melhora a memória.

A erva é nativa do mediterrâneo e, mesmo que tenha um sabor amadeirado e cítrico, oferece diversos benefícios.

Por que o alecrim oferece tantos benefícios?

O alecrim é benéfico por oferecer diversas propriedades, como: magnésio, ferro, vitamina B6, cálcio, potássio e fósforo. É uma fonte indispensável para quem quer manter uma boa saúde e, por isso, é utilizado em vários países, tanto na culinária, como também como chá e remédio.

Essa erva ajuda a regenerar as células, colabora com os problemas respiratórios, pode ser usado na tintura, óleo aromático, compressa, chá e tempero. Além disso, ajuda no combate do câncer de próstata e de mama, assim como é um excelente diurético, colaborando com a eliminação do excesso de água no corpo.

O alecrim foi muito utilizado pelos nossos antepassados para prevenir e até curar diversas doenças.

Estudos comprovaram que eles estavam certos, pois a erva é muito eficaz contra várias doenças e problemas de saúde.

Veja por que o alecrim é tão bom:

O alecrim é bom para a memória, pois possui propriedades que aumentam a memória. O ácido carnósico do alecrim possui propriedades neuro-protetoras, estas protegem as pessoas contra o Alzheimer. Além disso, oferece proteção contra a perda de memória ao longo dos anos, dignas do envelhecimento.

Benefícios do alecrim contra enxaqueca

São séculos de uso do alecrim que mostram a sua eficácia contra enxaqueca. Estudos comprovaram que basta ferver o alecrim em uma panela com água e inalar o vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha, por 10 minutos.

Alívio das dores

O óleo presente no alecrim ajuda muito no tratamento de artrite, dores musculares e articulares. E por conter dois anti-inflamatórios super poderosos, o carnosol e o carnósico, ele inibe a enzima responsável pela dor e inflamação no corpo, a COX-2.

Prevenção do câncer

O alecrim é bom para a prevenção do câncer por conter carnosol, um composto potente contra o câncer. É eficaz contra o câncer de próstata, mama, leucemia, cólon e câncer de pele. Estudos comprovaram sua eficácia em ratos por até 76% dos tumores mamários.

Fortalecimento da imunidade

Ele estimula o sistema imunológico por conter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Além disso, ele é um agente antibacteriano por conter propriedades contra H. pylori e infecções por estafilococos.

Desintoxicação do fígado

Há centenas de anos o alecrim vem sendo usado com ótimos resultados para o tratamento de problemas do fígado.

Outros benefícios do alecrim

O alecrim é bom para o humor e o cheiro da erva melhora a memória. Além disso, estudos comprovaram que ele é eficaz para a saúde digestiva, aliviando dor no estômago, indigestão e prisão de ventre. A erva ainda é muito eficaz para a prevenção de doenças causadas pelos alimentos.

E mais: o óleo de alecrim é um excelente remédio para quem sofre com problemas respiratórios. Entre eles, gripe, alergias, resfriados e infecções. Sem contar no seu efeito anti-envelhecimento da pele, já que faz a regeneração celular, dá mais firmeza, reduz o inchaço e ainda melhora o tônus geral da pele.

Veja abaixo, uma receita de alecrim que combate a calvície, fortalece os fios e evita a queda de cabelo.

Receita do tônico de alecrim para fortalecer os cabelos.

Ingredientes:

– Meia xícara de alecrim seco.

– Meia xícara de azeite de Oliva ou Rícino.

Modo de preparar:

Em fogo médio, misture os ingredientes até o óleo aquecer. Em seguida, desligue o fogo e aguarde até esfriar.

Coe as folhas secas e despeje o óleo em um recipiente.

E assim está pronto o seu tônico capilar de alecrim.

Modo de usar:

Passe o óleo massageando o couro cabeludo e os fios de seus cabelos.

Em seguida, enrole o cabelo em uma touca de banho.

Deixe a mistura agir por aproximadamente 15 minutos ou você pode deixar secar para uma penetração mais profunda.

Retire e lave os cabelos com um xampu.

O tônico capilar de alecrim é excelente contra a calvície, pois ajuda a fortalecer os folículos pilosos, tornando o cabelo forte e brilhante.

Essa receita funciona muito bem, pois o alecrim contém propriedades que aumentam a circulação no couro cabeludo.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.



admin