A tendinite do ombro é um problema que atinge muitas pessoas. Ela causa dor, desconforto e rigidez na articulação. A articulação do ombro é apoiado por um grupo de músculos chamado “manguito rotador” e o “tendão bicipital” . O tendão bicipital é encarregado de manter o osso do braço dentro do encaixe do ombro.
Quando o tendão do manguito rotador ou o tendão bicipital se inflama, ocorre chamada a tendinite do ombro, que também é conhecida como tendinite do manguito rotador ou tendinite bicipital, ou ainda tendinite do bíceps.
Esta condição pode ocorrer em qualquer idade, porém as mais afetadas são as que têm mais de 40 anos. Ela normalmente se origina devido a algum mau movimento ou força mal aplicada. Pode ser devido a levantamento de pesos ou a exercícios físicos que sobrecarregam a articulação.
Também pode ser por causa de uma pancada ou queda. Tratamentos para a tendinite do ombro não são invasivos ou cirúrgicos. Eles objetivam reduzir a inflamação para, desse modo, aliviar a dor. O tratamento analgésico deve ser acompanhada de exercícios de fisioterapia destinados a reforçar o ombro.
Como melhorar a tendinite do ombro? Com muita perseverança, o ombro do paciente estará curado em cerca de dois meses, aproximadamente. Durante esse período, será necessário parar a atividade física e executar exercícios terapêuticos.
Além disso, estas dicas importantes vão ajudar:
– Durante duas semanas, evite qualquer atividade que exija movimento do ombro. Isso vai reduzir a dor consideravelmente, antes de começar com a fisioterapia.
– Aplique gelo ou compressas frias sobre a área por 15 minutos, cerca de 3 a 6 vezes por dia para combater a inflamação.
– Massageie a área com óleo de oliva, que é um ótimo analgésico natural.
– Procure um fisioterapeuta de confiança para iniciar uma reabilitação específica.
– Você também pode tentar um especialista em quiropraxia para restaurar o equilíbrio muscular e a flexibilidade.
– Limite os movimentos em casa. Não levante o braço acima do seu ombro e evite trabalho pesado, pois isso pode atrasar a reabilitação.
– Evite movimentos que exigem força com os braços esticados e para fora do corpo. Se você precisa levantá-los, sempre faça perto do corpo.
– Atenção na hora de dormir, para não se apoiar no braço que tem tendinite de ombro.
– Use suplementos de cloreto de magnésio e vitamina D. Eles vão acelerar o processo de cura.
– As compressas de óleo de rícino são excelentes apoio terapêutico.
Basta esquentar água e molhar uma toalha com essa água e um pouco do óleo de rícino, deixando a compressa por alguns minutos sobre a região da dor, reaplicando a toalha com água quente sempre que esfriar.
Importante: procure um óleo de boa qualidade, que seja totalmente puro.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.