A partir dos 35 anos, a pele vai perdendo elasticidade.
Ou seja, vai ficando mais flácida e com rugas.
Isso acontece por causa da falta de colágeno, processo natural na velhice e que já começa na verdade aos 25 anos, apesar de não ser tão evidente.
Para quem não sabe, o colágeno é uma proteína produzida pelas células do tecido conjuntivo chamada fibroblastos.
Esta proteína é como um adesivo que junta nosso corpo.
Outro ponto importante é que a saúde da nossa pele está ligada à presença de colágeno.
Isso porque o colágeno serve de barreira para nos proteger contra toxinas e agente externos.
É o maior componente do cabelo, das unhas e dos tecidos conectivos.
Há alguns fatores que aceleram a perda de colágeno, como: Exposição ao sol, Fumo, Agentes poluentes, Substâncias tóxicas, Estresse, Excesso de atividade física, Alteração hormonal (comum na menopausa), Doenças que impedem a absorção de vitaminas e minerais.
Mas calma!
Se você está passando por isso, saiba que nem tudo está perdido.
Há alguns alimentos que podem ajudar a produzir colágeno:
1. Carne bovina Além de ser nutritiva, a carne tem alto teor de colágeno. Por isso, você deve investir em carne de boi, miúdos e caldo de ossos. O mocotó é uma excelente fonte de colágeno, assim como o músculo bovino.
2. Peixe Em comparação a carne bovina, o peixe tem menos colágeno. No entanto, o ômega 3, tão presente em peixes como salmão e sardinha, protege a membrana adiposa ao redor das células da pele. Como consequência, reduz a inflamação e proporciona elasticidade e firmeza.
3. Gelatina Cerca de 90% dela são derivados da proteína do colágeno. Além disso, a gelatina tem poucas calorias.
4. Frutas e legumes vermelhos Aposte em frutas e legumes como maçã, morango, cereja, tomate, beterraba, pimentão. Eles contêm licopeno e vitamina C, substâncias que, além de serem antioxidantes, ajudam na produção de colágeno.
5. Frutas cítricas Elas são ricas em vitamina C, que é essencial para a produção de colágeno. Além disso, contêm antioxidantes que reduzem a formação de rugas.
6. Verduras Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno.
7. Alimentos ricos em enxofre Eles também estimulam a produção de colágeno. Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.
Outros alimentos que devem ser incluídos na dieta são batata-doce, algas e levedura de cerveja.
8. Água Beba pelo menos dois litros de água por dia. A água hidrata e ajuda a melhorar a elasticidade da pele, o que facilita a eliminação de rugas e linhas finas. A água também elimina toxinas que podem prejudicar a produção de colágeno.
Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.