É do conhecimento de todos que, com o passar do tempo, o nosso corpo vai mudando, isso é fato!
E são várias as modificações que ocorrem durante a nossa vida. São elas físicas ou emocionais, que ocorrem em especial entre a adolescência e a terceira idade, entre mais ou menos 18 e 55 anos, que é o período reprodutivo da mulher.
Existem problemas que em especial nestes períodos mais difíceis da vida de uma mulher, devem ser explicados a elas para que tenham conhecimento do perigo que correm.
A SOP (Síndrome dos Ovários Policístico) é um desses problemas, é um distúrbio que interfere diretamente no processo de ovulação por conta do desiquilíbrio hormonal.
Isso acaba formando pequenos cistos nos órgãos reprodutores femininos mulher.
O aparecimento desses cistos, ocorrem em especial durante o período em que a mulher estiver ovulando, o que é normal e que desaparecem logo que a menstruação ocorre.
Mas nas mulheres que possuem o distúrbio, SOP, esses cistos não somem e acabam desestruturando os ovários deixando os órgãos largos em até três vezes a mais do que o tamanho normal.
Essa doença pode levar ao excesso de secreções de androgênios, que são os hormônios masculinos, no corpo da mulher. Isso a faz ovular em menor frequência e ter ciclos cada vez mais irregulares.
Segundo especialistas, a SOP afeta cerca de 20% das mulheres durante a sua fase reprodutiva.
A causa:
Ainda são desconhecidas as causas para que esse distúrbio afete as mulheres, mas tudo o que se sabe, é que a SOP tem origem genética em parte e segundo os especialistas, 50% de irmãs ou filhas de portadoras, podem desenvolver o problema.