Fazer nosso próprio sabão, usando o óleo de cozinha que não vamos usar mais é uma tarefa das mais fáceis que existem. Além de ter um sabão de ótima qualidade, ajudamos o planeta e economizamos muito no nosso orçamento familiar.
É isso mesmo! Aprenda como reaproveitar o óleo de cozinha usando para fazer sabão caseiro em barra, líquido e até detergente para lavar louças. Assim você poupa dinheiro e ainda por cima ajuda o meio ambiente!
Quem lava pratos e roupas sabe que os produtos de limpeza, vendidos no mercado, são altamente químicos. Além de prejudicar nossa saúde, também contaminam o meio ambiente. Outrossim, os preços são altos e nem sempre podemos comprar.
É por isso que achamos importante compartilhar uma receita para que você faça seu próprio sabão caseiro. Os ingredientes são supereconômicos.
O que você faz, por exemplo, com o resto de óleo que usa para fritar a comida? Provavelmente joga fora, contribuindo para a poluição ambiental. Depois que aprender a fazer este sabão caseiro, poderá reaproveitar o óleo usado. Isso não é ótimo? Vamos à receita!
Ingredientes: 5 litros de óleo usado. 500ml de detergente. 1 copo americano de sabão em pó. 1 litro de água quente (não fervida). 1 litro de soda cáustica líquida. 1 funil. 1 pedaço de lã de aço. 1 recipiente para filtrar o óleo. 1 balde grande de plástico para fazer a mistura. 1 pedaço de madeira para misturar os ingredientes. Formas de alumínio forradas em sacos plásticos. 1 faca bem amolada (para cortar o sabão em pedaços). luvas de borracha
Modo de preparar: Coloque as luvas – elas são muito importantes, pois, com há soda cáustica na receita, vão proteger você. Depois use o funil e a lã de aço para filtrar o óleo e se livrar daquelas “sujeirinhas” que sobram das frituras.
A seguir, despeje no balde a soda cáustica e a água quente, misturando por cerca de três minutos. Adicione o óleo filtrado, o detergente e o sabão em pó, misturando sem parar por 40 minutos até dar o ponto.
O ponto certo é quando o líquido demora a descer do pedaço de madeira que você usou para misturar os ingredientes. É preciso ser de madeira, porque a soda cáustica corrói materiais de metal.
Feito isso, despeje a mistura sobre a forma e deixe descansar por até duas dias, num local fresco. Quando endurecer, corte o sabão e use para lavar louças e roupas.
A importância de usarmos soda cáustica líquida é porque ela não é tóxica. Observação: nunca entre em contato com a soda cáustica nem com o sabão antes dele endurecer.
Você pode usar forminhas pequenas para modelar seu sabão. Só não se esqueça de forrá-las com plástico para facilitar na hora de desenformar. A cor do sabão vai variar com o tipo de óleo que você utilizar na confecção do mesmo.