O mamão é rico em papaína, uma enzima muito útil nos casos de dificuldade de digerir alimentos. Quando maduro, é digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante.
Ele é rico em vitaminas e minerais, tendo cota generosa de vitamina, vitaminas do complexo B e rico teor de vitamina C.
Do mamão, aproveita-se tudo.
Veja abaixo os benefícios do mamão
Flores do Mamoeiro Macho: As flores têm grande aplicação como remédio para combater a rouquidão, a tosse, a bronquite, a traqueíte, a laringite.
1- Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel, numa panela ou vasilha resistente à água fervente.
2- Deita-se por cima um copo de água a ferver.
3- Tampa-se bem.
4- Deixa-se esfriar.
5- Toma-se às colheradas, de hora em hora.
Sementes: Muitos sabem que a semente do mamão é um bom vermífugo, mas ignoram que ela tem igualmente outras aplicações na medicina doméstica. Afirma-se que as sementes comidas em certa quantidade são recomendadas contra o câncer e proveitosas contra a tuberculose.
Umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, favorecem eficazmente a excreção da bile, atuam contra as enfermidades do fígado e limpam o estômago.
As sementes secas e moídas, em cozimento, constituem um bom carminativo, um magnífico emenagogo e um vermífugo de primeira ordem. Contra os vermes intestinais, emprega-se, de uma só vez, uma colherinha ou mais de sementes moídas, misturadas com mel de abelha. Repete-se a dose duas ou três vezes por dia.
Raízes: As raízes do mamoeiro, em decocção, são um tônico para os nervos e um remédio para as hemorragias renais. Também combatem vermes. Cozinha-se um punhado em uma ou duas xícaras de água, adoça-se com mel, e toma-se durante o dia.
Folhas: As folhas do mamoeiro têm aplicação no preparo de um chá digestivo, que pode ser dado livremente às crianças. Nos Estados Unidos, as folhas verdes do mamoeiro costumam ser secadas e reduzidas a pó e empregadas na fabricação de remédios digestivos.
O suco leitoso extraído das folhas oferece excelentes propriedades vermífugas e tem também utilidades terapêuticas como digestivo. Em diversos lugares, os nativos o usam para tratar: eczemas, verrugas, úlceras e chagas.
Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.